Com 411.859 moradores (IBGE -2022), Betim é o quinto município mais populoso de Minas Gerais, sendo um dos principais polos industriais e econômicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Betim, o Ciclo Formativo Arte em Rede contou com quatro oficinas, que foram realizadas na Casa de Cultura Josephina Bento –imóvel do século XVII que hoje é um importante equipamento cultural local, situado no centro da cidade. Com perfil diverso e engajado, os participantes do Arte em Rede em Betim eram costureiras, educadores, artesãs, cantores, artistas visuais e produtores que puderam vivenciar muita troca de experiência e conhecimento nas quatro oficinas ofertadas.
Oficina Território e Cultura
Reconhecendo o nosso espaço: Com a condução da cientista social, Francisca Schaich Prates, os participantes desta oficina são instigados a construir e compartilhar seus conhecimentos sobre o território, reconhecer e refletir sobre o patrimônio material e imaterial, os grupos, os movimentos e empreendimentos artísticos e culturais em atuação em cada localidade.
Oficina Como tirar sua ideia do papel?
Uso do design thinking para inovar e desenvolver projetos: Instigar a criação coletiva de propostas para soluções de questões de cunho cultural, planejamento e elaboração de projetos culturais por meio de metodologia inspirada no Design Thinking. Esse é o objetivo da oficina ministrada pela professora Priscila Lobo, mestre em design, inovação e sustentabilidade.
Oficina Elaboração de Projetos Culturais
Essa oficina, ministrada pela gestora cultural e atriz, Cris Moreira, ou pelo jornalista, DJ e gestor cultural, Gustavo Zubreu, tem como objetivo contribuir para que os participantes atuem em todas as etapas de criação de um projeto cultural – desde a concepção de uma ideia à escrita do projeto, passando pela estruturação do projeto em leis de incentivo à cultura e a captação de recursos.
Oficina Escrita Criativa
Conteúdo essencial: Mesclando técnicas da escrita afetiva e da comunicação estratégica, a oficina ministrada pela jornalista Ana Paula Carvalhais estimula a produção de textos mais humanizados, criativos e com foco nas redes sociais para divulgação dos artistas e seus produtos culturais.
Ana Paula Carvalhais
Jornalista, com mestrado em Comunicação Social, atua na produção de textos para diferentes formatos.
Priscila Lobo
Bacharel e mestre em design, inovação e sustentabilidade.
Cris Moreira
Gestora cultural e atriz.
Francisca Schaich Prates
Cientista Social, com mestrado em Ciências da Educação e ampla experiência em projetos socioambientais e culturais voltados para o desenvolvimento de territórios.
"Foi prazeroso demais. Eu pude aprender muito. Eu nem sabia que tinha tantas ideias que podiam sair da minha mente! A partir do curso, escrevi e inscrevi meu projeto na Lei Paulo Gustavo e já está encaminhado. Foi tudo de bom mesmo!
"
Bárbara Graciele Nunes Guilherme Freitas
"O Arte em Rede é um divisor de águas na minha atuação artística e cultural. As intervenções nas oficinas causaram uma verdadeira virada de chave não meu fazer artístico O que antes ficaria no meu campo de projeções e imaginação, agora, se transforma em possibilidade de materialização. Para além da aprendizagem e instrumentalização, em diversos campos de atuação, a rede gerada entre os participantes tornou-se elo de afetos, ações e parcerias."
Emílio de Freitas Campos
"Achei muito legal e engrandecedor participar das oficinas do ciclo formativo Arte em Rede. Consegui realmente fazer as pazes com a escrita – coisa que eu adorava no Ensino Fundamental. Foram momentos únicos e conheci pessoas incríveis."
Flávia Rodrigues da Silva Souza